sábado, 19 de novembro de 2011

Como posso cooperar para um mundo melhor em 2012?

Pensando bem: longe de serem façanhas ou barreiras intransponíveis, ou ações de honra e benemerência; ao contrário, são singelas as inúmeras ações com as quais eu posso contribuir para um mundo melhor em 2012!
Atitudes tão aparentemente inexpressivas para a complexidade do mundo – talvez por isso de aparência démodé, sem o gozo da admiração; despercebidas do olhar pretensioso e moderno.
Medidas simplórias que vão de ceder lugar ao mais velho, ou vez à gestante; ou fazer a lição de casa com os filhos, até buscar iluminação espiritual ou uma nobre causa pública.
Mas uma coisa, no entanto, chama muito minha atenção. Está à míngua.
Tudo que existe é por causa de pessoas, e elas são diferentes em cultura, origem, credo, cor, gênero e filosofias de escolha.
A pessoa míngua sufocada nas camadas de cidadão, consumidor e peça dispensável do maquinismo social.
Posso cooperar para um mundo melhor em 2012, então, respeitando a diversidade das pessoas.
Despojando-me dos ódios, dos rancores, das mágoas nascidas de mal entendidos e dos ruídos (muitos ruídos) de comunicações mal articuladas.
Livrando-me das raivas, das aversões, das antipatias, dos preconceitos desbotados que dormem na minha mente, sem razão ou substância.
Permitindo-me liberar e receber perdão.
Refletindo-me no outro, nas suas necessidades, nos seus anseios, nas suas angústias.
Estudando com afinco para que as pessoas tenham qualidade de vida com meus aprendizados.
Trabalhando com ardor para que as pessoas possam comer do melhor fruto que eu plantar.
Rechaçando com veemência qualquer jogo de corrupção - ganho mesquinho de poucos mal evoluídos por vez, enquanto muitas pessoas esperam o melhor comportamento, lícito e justo, para evoluírem nas suas trajetórias.
Tratando bem as crianças, os jovens, velhos, homens e mulheres: o esteio do futuro, a herança da cultura, a seiva da vida!
Participando de uma enorme e contagiante corrente do bem: auxílio mútuo e compreensão em tudo que puder; em tudo que eu fizer.
Meus andares sejam macios, minhas ações, bons frutos; minha fala, fértil; meu pensamento, puro!
Como posso cooperar com um mundo melhor em 2012? É simples: RESPEITANDO AS PESSOAS.
Respeitando e continuando em respeitar, contribuirei para um mundo melhor também em 2013, 2014, enfim, enquanto o sempre existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRACIAS ANDINAS