quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Monólogo de mãe

Puseram as melhores roupichas para a reunião de fim de ano na escola (Claro! A fim de condizer com a elegância natural de suas bem-amadas criaturas).
Uma envergou um modelito fashion de grife adquirido com o próprio suor. A outra, sua melhor vestidura – aquela de viscose do réveillon 2002, que o maridão encharcado, num impulso da alegria do pentacampeonato mundial de futebol, dera de presente.
Enquanto se embonecavam com adequação, pensavam no sexo burocrático, protocolar, de que vinham de objeto há anos, tentando lembrar o último coito de amor que teriam praticado.
Não lhes acudia a época.
Assim arrumadinhas no extremo, veneravam suas crias - os seres mais perfeitos, as maiores bênçãos da terra lambuzando-se com as guloseimas, esfalfando-se nas brincadeiras. Que visão!
- Essas crianças! Marquinho sempre faz isso em casa, principalmente quando os...
- Iiiiii! Nem te conto, querida, Zequinha suja toda a rou....
- Marquinho é assim mesmo, já tô acostumada, minha filha. Depois temos que La...
- Depois tenho que lavar tudo... Ainda bem que a babá me...
- Ele não é uma belezinha, meu filho, puxou o p...
- O meu puxou mais o lado da minha fam...
Apenas três minutos depois:
- Acho que ouvi o sinal chamando para as salas. Vamos?
- É, acho que tocou. Vamos, então.
A de iniciativa se aproxima de outra mãe:
- Essas crianças! Marquinho sempre faz isso em casa, principalmente quando os...
- Iiiiii! Nem te conto, querida (...)
A interlocutora do início, ruminando o despeito do vestido da outra, chegou à roda eclética das mães: jovens, maduras, solteiras, recém-casadas, recém-viúvas e recém-divorciadas; bem e mal amadas; modernas e conservadores; médicas, faxineiras, donas-de-casa, advogadas e massagistas; ricas e pobres; brancas, azuis e amarelas. A professora dos anjinhos contava-se entre elas.
Aliás, a mestra encetou a conversa:
- Essas crianças! Joãozinho sempre faz isso em casa, principalmente quando os...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRACIAS ANDINAS