quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O FINAL DE ANO DE TONICO

Tonico chegou cedo na fila, às cinco e meia, mas defrontou-se com a multidão em sinuosa e interminável espera para preenchimento dos papéis de pré-candidatura ao emprego de guardador de lugar em filas longas.
Já tinha passado na fila para a concorrida função de flanelinha, onde conseguira registrar a pretensão de emprego. Não nutria esperança, já que se exigia do candidato, que apresentasse um ponto vago na cidade, coisa que ele não tinha. Mas vá lá! Quem sabe?!
Para a prostituição nem cogitou concorrer dada a pouca generosidade da natureza com sua pessoa e dotes.
De “avião”, nem pensar! Morria de medo de não cumprir os prazos de entrega ou não atingir as metas. O trabalho ao ar livre sem muito contato íntimo o apetecia muito, mas esse negócio do deslocamento sempre o cansava demais.
Também não quis a pirataria de mídias, pois se negava a vender a cultura que reprovava. Sinfonias, filmes de arte... - coisas assim - estavam em baixa.
Pensou em panfletagem. Logo desistiu. A fila era bem maior.
Estava muito propenso a um cargo público. Desistiu porque empacaria na carreira.
Vislumbrou sucesso na mendicância – indústria promissora! Mas corria boato de corações frios e pouco dinheiro circulante.

Tanranrâmmmm Tantanranrâm Râmm
Tanranrâmmmm Tantanranrâm Râmm

- Doutor Tonico, doutor Tonico... Bom Dia! Os empresários estrangeiros estão a sua espera no saguão do hangar 3; A liderança sindical pergunta se o senhor poderá recebê-los ainda este ano; Doutor Zek, do RH, pede avaliação dos novos perfis para contratação... Ah! Sua esposa telefonou de Longe Beach e perguntou se o senhor comparecerá nesta década, à confraternização do fim de ano... Pediu que falasse com seus filhos, que estão no quarto do lado esquerdo, hoje...
- Diga à secretária que os entretenha no salão de recepção do hangar; Receberei a liderança sindical, sim, mas no ano que vem; Zek sabe do que eu preciso: diga que concordo; Não poderei participar da festa; Diga às crianças...
- Doutor, são adultos!
- Diga a eles que depois nos falaremos; Marque reunião com o psicanalista às onze, e me traga duas, não, três aspirinas.

Tum TiTum, TiTum – Tum TiTum, TiTum – minha eguinha pocotó... pocotó, pocotó, pocotó....
Tum TiTum, TiTum – Tum TiTum, TiTum – minha eguinha pocotó... pocotó, pocotó, pocotó....

- Tonico, seu preguiçoso! Levanta que o seu Zé já ligou duas vezes.
Tonico pulou dentro da roupa e foi feliz para o bico conseguido com muita súplica, de Papai Noel locutor da lojinha de um real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRACIAS ANDINAS